Concurso Viviendas de Alta Densidad - Piedrabuena
Proposta desenvolvida em parceria com o arquiteto peruano Guillermo Pinto durante a disciplina Taller de Proyecto III ministrada pelos arquitetos Hugo Salama, Diego Dellatorre e Francisco Moskovits, sob a direção de Justo Solsona. O concurso acadêmico teve por objetivo elaborar uma proposta contemporânea de arquitetura afim de suplantar pré-existência edificada de habitação social dos anos 50 e 70 – Conjunto Habitacional Piedrabuena.
O partido arquitetônico buscou liberar o nível térreo do conjunto, minimizando a “pegada” da edificação no terreno. Para tanto uma grande treliça metálica foi pensada de modo a manter as torres suspensas, tocando o solo pontualmente onde a estrutura e as circulações verticais coincidissem.
A liberação do térreo resultou em uma praça integrando áreas de lazer, estacionamentos, circulações e um bloco horizontal serpenteante de residências unifamiliares, enquanto no primeiro andar, cerca de 12 metros acima, uma grande estrutura treliçada alberga áreas de serviços, comércios e estrutura condominial, de forma a interligar e sustentar estruturalmente todas as torres residenciais.
Concurso Acadêmico: Viviendas de Alta Densidad Conjunto Piedrabuena
Ano do projeto: 2018
Local: Buenos Aires, Argentina.